top of page

 

 

 

CATEGORIA ESTADUAL - RIO GRANDE DO SUL 

O 4º Festival  de Cinema Estudantil da Escola Técnica Estadual 31 de Janeiro está sobre o seguinte REGULAMENTO: 

O EVENTO acontecerá no ano de 2019, entre os dias 28 e 30 de Agosto, no do Auditório do CEI, Campo Bom - Rio Grande do Sul. A Mostra objetiva a exibição e o reconhecimento das realizações audiovisuais produzidas por alunos, de escolas públicas e privadas do estado do Rio Grande do Sul, nas categorias descritas.

PARTICIPANTES

Poderão participar do Evento produções audiovisuais de curta metragem de até 15 minutos, realizados por estudantes do Ensino Fundamental do 1º ao 4 º, Fundamental de 5º ao 9º ano, ensino Médio sob orientação dos professores. ,  de escolas públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Sul.

As produções para este Festival deverão ter sido realizadas entre os anos de 2017 a 2019 e captadas em formatos que estejam de acordo com o regulamento.

 

NO COMEÇO DO CURTA DEVE CONSTAR, NOME DA ESCOLA E PROFESSOR RESPONSÁVEL.

NÃO SERÃO ACEITAS PRODUÇÕES COM EDIÇÃO OU FILMAGEM DE PROFISSIONAIS DA ÁREA.

TODA TRILHA SONORA DEVE SER DE DOMÍNIO PÚBLICO, AUTORIZADO E OU CRIADA PELOS ALUNOS, constando nos créditos do curta.
 

O filme não poderá ter sido produzido apenas com partes de filmes ou imagens copiadas da internet [compilação de imagens, e se usadas em algum momento devem ter a procedência identificada nos créditos. Os filmes deverão obrigatoriamente apresentar algo inédito.  Poderá ter a participação de pais e outros familiares dos alunos apenas em figuração ou de forma que não interfira na atuação dos alunos  e deverá constar na ficha esta informação. Os filmes inscritos passarão por uma pré-seleção respeitados os critérios definidos neste Regulamento. O júri será formado por 3 Pessoas com conhecimento da área cinematográfica ou educação. Tempo de duração: Nenhuma produção poderá exceder o tempo de 15 minutos, incluindo Making of.

O Making off é opcional e não poderá ultrapassar a 1 minuto. 
 

ATENÇÃO: Os dois juntos não poderão ultrapassar os 15 minutos. Produtores que pretendam mandar mais de uma produção devem enviá-los individuais, cada uma com sua ficha de inscrição conforme o regulamento. 
Critérios de seleção: 
Organização, Criatividade e a participação dos alunos na produção, atuação, roteiro e que contribuam com a proposta do Festival; 
Ficha de inscrição preenchida completamente. Não serão aceitos trabalhos que apresentarem problemas técnico-físicos, certifique-se da qualidade antes do envio.

Formato:

 O filme poderá ser captado em qualquer formato, desde que respeite a mídia exigida para apresentação, enviando em um dos formatos: mpeg2- AVI- MP4. Resolução de preferência do Vídeo 720 p.

Os curtas devem ser entregue, com a ficha em word, constando o elenco e produção, nas seguintes opções:

Através do e mail: nucleotvrevolucao@gmail.com   

 link do Google drive, Youtube e vimeo

 

Os trabalhos entregue  com data posterior a 30 de Julho de 2019, data limite para inscrição serão automaticamente desconsiderados. 


SELEÇÃO:

A seleção dos trabalhos será realizada pela comissão organizadora, envolvendo pessoas capacitadas, de acordo com as características do Festival. Critérios de seleção: roteiro, direção, atuação, criatividade, organização e qualidade final. Não serão aceitos trabalhos que apresentarem problemas técnicos/físicos, e a qualidade deve ser conferida antes do envio; Os vídeos selecionados serão divulgados oficialmente Na Fan Page da TV  da Escola “Tv Revolução 31 de Janeiro” (Facebook) e no site da Inscrição.

PREMIAÇÃO O FESTIVAL terá caráter competitivo e haverá premiação com troféu - Adriano Dias, na seguinte Categoria:

Estadual:

1. Filme - Médio

2. Filme - Fundamental

3. Melhor Ator - Médio

4. Melhor Atriz - Médio

5. Ator Coadjuvante  - Médio

6. Atriz Coadjuvante - Médio

7. Melhor Ator - Fundamental

8. Melhor Atriz - Fundamental

9. Ator Coadjuvante  - Fundamental

10. Atriz Coadjuvante - Fundamental

11. Roteiro 

12. Direção 

13. Professor(a) Homenageado(a)


O Festival não cobra nenhuma taxa de inscrição; 
As despesas de transporte, alimentação, no auditório do Cei, ficam por conta do curta inscrito. Os curtas metragens serão exibidos no Auditório do Cei com entrada franca , mediante a apresentação de ingresso que será reservado proporcionalmente as escolas participantes. 
O Festival é isento de qualquer pagamento a seus realizadores; Ficarão a cargo dos produtores dos curtas metragens quaisquer problemas relacionados com direitos autorais. 
DISPOSIÇÕES GERAIS Ao realizar a inscrição e enviar os filmes com a ficha , o realizador(a) e o professor(a) orientador e escola do curta, estão cientes e de acordo com o Regulamento, cedendo os seguintes direitos ao Festival: Ficará a cargo de a comissão organizadora compor o júri de cada mostra, bem como a supervisão para que a análise seja feita de acordo com os critérios do Festival. A Organização do Festival poderá exibir publicamente os filmes inscritos, em mostras e também para divulgar o evento, sem ônus para os produtores ou organizadores; A Coordenação do Festival poderá utilizar pequenos trechos, fotos, informações técnicas e material gráfico dos filmes na divulgação de suas atividades, através de clipes, material impresso, TV e internet; Os filmes selecionados farão parte de DVDs com as mostras oficiais, enviados para apreciação do júri, e eventualmente exibidos em sessões públicas,  sem fins lucrativos. Disponibilizar o mesmo no YouTube ou internet. Não haverá número máximo de inscrições por diretor, responsável, ou escola, mas haverá [como já informado] limite de classificados de acordo com o tempo total de projeção. 
 Em caso de dúvida entrar em contato com a Comissão na vice direção da escola. Fica a cargo da Comissão Organizadora os casos omissos neste Regulamento.

bottom of page